segunda-feira, 29 de abril de 2013

Filtro Solar

Antes de qualquer maquiagem, antes de qualquer cuidado de beleza com produtos caros, produtos para rejuvenecer, produtos para espinhas, o cuidado maior que se deve ter com o rosto é com o uso de filtro solar, este item não pode ser subestimado, se você não começou ainda a usá-lo diariamente saiba que com o tempo a necessidade virá. 
Quando era mais nova nem me preocupava com isso, entupia meus poros com maquiagem todos os dias e nada de cuidado com a pobrezinha. Com o tempo fui vendo o aparecimento de pequenas manchas de sol, manchas de espinhas que eu arrancava (confesso que tiro espinhas até hoje, mas sempre limpo com água oxigenada e Merthiolate depois, além de limpeza de pele frequente). Enfim, hoje tenho a consciência da importância do uso de filtro solar, mas quanto mais cedo começarem melhor. O filtro solar tá sempre na minha prateleira principal do banheiro, antes mesmo de acordar direito eu já estou passando. Hoje eu uso dois, pois minhas bochechas tem a pele muito sensível e o restante do rosto é bem oleoso, então uso 2 de uma vez. Já experimentei diversas marcas de filtro solar, porque pra quem tem pele oleosa como a minha é a treva, uso diário de qualquer produto tem que ser oil free DE VERDADE.


  • Ansolar FPS 30 - Promete prevenir o fotoenvelhecimento da pele, é gel-creme, bem sequinho, mas hidrata e tem complexo S3, não sei bem o que significa, mas minha dermatologista indicou ele por ter vitaminas para a pele. É sequinho, mas para quem tem a pele muito oleosa deve ter cuidado com ele. Acho o melhor de todos para quem tem pele seca pelas vitaminas que oferece. Absorção rápida. Tem a opção das ampolas para levar na bolsa que é uma graça, super prático e portátil.
  • Minesol Oil Free FPS 30 - Para quem tem pele oleosa é o melhor de todos os protetores. É o mais sequinho e o que mais cumpre o que promete, é o único que realmente não deixa minha pele oleosa e a absorção é rápida e incrível, ótimo para passar a maquiagem logo depois. 
  • Minesol Oil Free FPS 70 - Não gostei da consistência deste fator de proteção do Minesol, ele é novidade, mas deixou a desejar quando não espalha direito, deixa um aspecto esbranquiçado. 
  • Episol Sec FPS 30 - É bem legal para pele oleosa, mas não é meu predileto, ainda está sob teste.
  • Episol Water Gel PFS 30 - Só é bom para usar na praia, para uso diário é péssimo, ele parece uma segunda pele em gel, e não absorve direito, sempre que passo maquiagem por cima dele ela fica manchada.


Hoje eu to usando o Ansolar nas bochechas e o Minesol 30 no resto do rosto durante o dia, e até durante a noite quando vou para uma exposição à luz muito forte como na academia, sim luz muito forte também danifica a pele e precisa do uso do filtro.

Além do filtro solar em si para usar na praia, durante o dia no rosto, eu uso bastante os produtinhos de maquiagem já com fator de proteção, uma base, um pó. 
Gosto muito desse pó da Contém 1G que tem uma aplicador ótimo para reaplicar a maquiagem durante o dia, e aí a dica: tem FPS 15 para ficar sempre protegida, acho um máximo, porque com o tempo óbvio que o filtro solar não faz mais efeito, então importante. 
Além disso as minhas base maravilhosas da Dior e da Chanel que vêm com um fatorzinho bem baixo, ideal para sair a noite protegida, porque se for usar durante o dia óbvio que a proteção deles é muito baixa, então pra usar elas durante o dia vale um filtro solar por baixo ainda, elas sozinhas não dão conta. 
Essa base da Dermage na foto tem fator de proteção 15, eu comprei com a intenção de ser uma base leve pro dia-a-dia que não deixasse oleosa a pele, mas a textura dela não foi muito legal, não consigo espalhar direito então não gostei.



Uso protetor labial também sempre, hidrato os lábios durante a noite com Bepantol Derma, mas durante o dia gosto de hidratar com um que tenha fator de proteção solar. Já usei todos da Nivea, aquelas cores todas vermelho, azul claro, azul escuro, e hoje to gostando bastante do hidratante para lábios da Epidrat específico para lábios sabe, tá aqui embaixo a foto para quem quiser testar, além de dar uma hidratada ele dá um brilho no lábio na hora que passa, tem FPS 30, genial né? Adoro proteção alta. Há e é a prova d`água também, para o pessoal que gosta de uma praia, atenção!



Pra quem não tem a pele oleosa como a minha vale a dica do Epidrat hidratante e protetor. A linha da Epidrat é toda de hidratação tá gente. Esse Epidrat já não é legal pra quem tem a pele oleosa, embora diga ser oil free ele não é tão sequinho, mas eu uso quando minhas bochechas estão mega ressecadas, seja por uso de algum produto ou exposição mesmo do dia-a-dia, tempo, enfim. Quem tem pele seca se joga nele que vale muito à pena, tem menos mega componentes que o Ansolar, mas é muito bom também. 


Protetor solar pro corpo eu gostei muito do da L`oreal Expertise porque é oil free e fala que previne o envelhecimento solar: rugas e manchas, mas óbvio que qualquer filtro solar que usar vai prevenir o envelhecimento se usado corretamente, só que ele tem pro-colágeno, mas o que eu gostei mesmo dele foi a rápida absorção, detesto aqueles protetores melecados. Outro ponto positivo é que ele é bem refrescante. 
O Solar Expertise era o meu adorado gente, até que um dia conheci e me apaixonei pelo protetor da Neutrogena. Ai que tudo de sequinho e cheiroso! O Sun Fresh dá um efeito refrescante também, ele hidrata, mas não deixa grudento de forma alguma. 
Ambos são bem indicados pelos dermatologistas, mas a Neutrogena nesse ponto ganha com certeza. Vale usar a versão spray também.
Pode parecer que filtro solar pro corpo seja só pra usar na praia, mas pra quem faz laser como eu no corpo, pra quem usa produtos com ácido é essencial o uso diário, pode parecer besteira, mas não é, é cuidado. Além disso, uso nas áreas mais expostas todos os dias pra não diferenciar tanto do rosto.



Gosto também das opções de filtro solar com cor de base. O SpetraBan eu não gostei para a minha pele oleosa porque ele é muito cremoso, já o Episol color é uma opção melhor para usar em peles oleosas e até em peles secas, gostei mais da consistência dele.




Creme para as mãos para reforçar a proteção e hidrata-la durante o dia tem é legal, uso o creme da ADCOS.



Pra finalizar esse post gigante que ficou sobre filtro solar, acho que nada mais justo por ser um assunto tão importante pra beleza e saúde da pele, quero lembrar que o filtro solar, o usado no rosto mesmo que é fabricado para áreas mais sensíveis, deve ser usado na área do colo, do pescoço e das mãos. É essencial esse cuidado porque são as áreas que mais enrugam, que mais envelhecem com o tempo, e a exposição solar contribui demais para isso. 

Os BB Creams que estão em alta já têm filtro solar, além hidratante e mais outros componentes, e substituem sim o protetor separado, mas isso é assunto para outro dia, o importante é se proteger sempre.
Não adianta cuidar quando a pele já está desgastada e envelhecida, o que faz efeito de verdade é desde muito cedo tomar cuidado com o sol, não só na praia, mas todos os dias. Prevenir sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário